Osteoporose é apenas um problema feminino?

Osteoporose é uma doença caracterizada por uma baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo. Isso causa fragilidade óssea e aumento no risco de fraturas.

Normalmente o corpo faz a absorção e a substituição do tecido ósseo, porém, na osteoporose, essa nova criação óssea não acompanha a remoção da camada óssea anterior deixando os ossos frágeis e porosos. Tal condição acomete principalmente mulheres acima de 50 anos, mas não é uma doença exclusiva das mulheres, podendo também acometer homens.

A doença compromete a resistência dos ossos e aumenta o risco de fraturas no pulso, fêmur e coluna vertebral. Muitas pessoas não apresentam sintomas até que a fratura ocorra. A ausência de vitamina D e cálcio, o tabagismo, o sedentarismo e o consumo em excesso de bebidas alcoólicas contribuem para o desenvolvimento da osteoporose.

A fratura no quadril é mais perigosa para pessoas com osteoporose, especialmente mulheres entre 50 e 75 anos. O número de casos é 6 vezes maior quando comparado com o sexo masculino. A explicação se dá pelo fato das mulheres perderem um nível alto de massa óssea após a menopausa.

Geralmente, as fraturas mais comuns de osteoporose em mulheres ocorrem no quadril, coluna lombar e punho.

A principal forma de tratamento para osteoporose é a prevenção. Entre elas, é adicionar atividades físicas à rotina para fortalecer os músculos, reduzindo o risco de fraturas, já nas mulheres, fazer o acompanhamento adequado antes da menopausa como forma preventiva. Por isso, busque auxílio de um médico ortopedista.